Conservação

Por que proteger?

Os saguis-da-serra, assim como todas as espécies que compõem a biodiversidade brasileira, possuem uma grande importância para a manutenção do equilíbrio ecológico, favorecendo a qualidade do meio ambiente. Com seus pequenos portes e capacidade de manipular bem os alimentos, devido à habilidade em suas mãos, os saguis nem sempre ingerem sementes de frutos e acabam dispensando-as inteiras, além de conseguirem transpor defesas químicas das plantas que outros animais não conseguem. Em sua dieta podem consumir mais de 100 espécies de frutos diferentes além de se deslocarem bastante durante o dia, o que demonstra a sua importância como dispersores de sementes! 

 Na cadeia alimentar servem de alimento para outras espécies e também consomem fungos, algumas partes de plantas, insetos e predam ninhos de algumas espécies de aves, controlando suas populações.

Primatas em cativeiro

No CCSS, os primatas vivem em recintos que estimulam seu comportamento natural. Assim, eles poderão ser reintroduzidos na natureza caso sua população diminua no meio ambiente.

Contato

ccss@ufv.br