Sagui-da-serra-escuro

Sagui-da-Serra-Escuro

Callithrix aurita

Informações:

Longevidade: 

Dieta: Os saguis-da-serra-escuro são animais insetívoros-frugívoros-gomívoros, se alimentando também de fungos encontrados em bambus.

Peso: Em média 400 g

Tamanho: Comprimento cabeça-corpo: 224 mm

Comprimento cauda: 202 mm

Habitat

Na natureza, os saguis-da-serra-escuro habitam áreas marginais de florestas estacionais semideciduais e florestas ombrófilas densas da mata atlântica no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, mas apresentam tolerância a ambientes diferentes quando não existe a presença de outros indivíduos do gênero Callithrix  no lugar. Eles ocorrem ao longo de uma ampla variação altitudinal, de 80 a 1.750m acima do nível do mar (tá 1375m no site do icmbio), e estão entre os membros do gênero Callithrix que habitam condições climáticas mais extremas, suportando temperaturas inferiores a 0°C. Por isso o nome popular “sagui-da-serra-escuro”.

Aparência

O sagui-da-serra-escuro possui uma face branca que lembra um pequeno crânio, o que faz com que ele seja conhecido como sagui-caveirinha também. Ele possui a coloração do corpo negra e pode ter manchas ruivas, tufos de pelos brancos saindo das orelhas e uma faixa ocre no topo da cabeça.

Reprodução

Os saguis-da-serra-escuro vivem em grupos compostos por dois a 11 indivíduos e, normalmente, há apenas um casal reprodutivo por grupo. A reprodução pode acontecer duas vezes ao ano, com duração gestacional de quatro a cinco meses e como forma de minimizar o gasto de energia e aumentar a sobrevivência da prole, todos os membros do grupo carregam os filhotes enquanto não estão sendo amamentados.

Curiosidades

  • A união reprodutiva dos saguis-da-serra-escuro é poligâmica, ou seja, uma fêmea pode copular com vários machos (poliandria) ou um macho pode copular com várias fêmeas (poliginia).
  • A grande cauda dos saguis-da-serra-escuro ajuda no equilíbrio enquanto eles se movimentam rapidamente entre galhos e cipós.
  • Assim como os humanos, os saguis também podem ser dicromatas (daltônicos) ou tricromatas (quando eles têm a percepção normal das cores).
  • Os saguis-da-serra-escuro  fazem parte da família dos calitriquídeos, uma família presente nas Américas e que possui garras ao invés de unhas. Essa característica se deve ao seu estilo de vida insetívoro, afinal, as garras ajudam na captura de inseto.


Redes sociais


Facebook


Twitter


Youtube

Contato

ccss@ufv.br

Copyright © 2021 CCSS | Powered by Dáblium – Comunicação e Marketing | Clique aqui para ver os termos de condição para propriedade intelectual